terça-feira, 12 de outubro de 2010

Pernil de Cordeiro

Salve, galera.

Peço perdão pelo silêncio das últimas semanas, mas tenho andado ocupado e sem tempo para atualizar o blog. Desta vez vou dar a receita de um favorito: pernil de cordeiro.

A cordeiro é a carne mais parecida com mulher que existe: delicioso, caprichoso, temperamental e se você quiser comer tem que tratar bem.
A via crucis de fazer o cordeiro começa com a compra. Infelizmente não é muito fácil de achar e não é uma carne das mais baratas. O ideal é ir a um açougue. Se preferir, peça para desossar. Já fiz com osso e sem osso e fica bom dos dois jeitos. Importantíssimo: peça para retirar a glândula, que se for deixada vai dar um odor desagradável ao prato.

O preparo começa ao menos 24 h antes, porque a carne tem que marinar por pelo menos 12h. Eu recomendo 24. Agora, eu sei que meus fieis e poucos leitores são pessoas inteligentes, mas pode ser que alguém não saiba o que é isso. Marinar é deixar a carne em um preparado com vários condimentos para os temperos entranharem. O material para a marinada segue abaixo.

• Para a marinada:
• 1 pernil de Cordeiro de 2 kg (sem glândula)
• Sal
• 750 ml de vinho branco seco
• 2 cebolas
• 15 dentes de alho
• 6 folhas de louro
• 10 galhos de alecrim
• 15 galhos de tomilho
• 1 xícara de chá de folhas de hortelã
• 1 colher de sopa de pimenta do reino em grãos



Vou procurar explicar os detalhes. Pelo amor de god. A carne de cordeiro não é barata, daí você não vai dar uma de mão de vaca e usar um vinho de garrafão. Tá certo que não precisa ser um Chablis, mas pelo menos utilize um Santa Helena reservado, ou um Marcus James, ou um Saint Germain. O alecrim e o tomilho são ervas que se compra em horti fruti ou na feira. Devem ser frescos e não daqueles de saquinho. Do mesmo modo o hortelã. Beleza. Depois de marinar vai pro forno do seguinte modo: você forra a assadeira com papel alumínio, coloca o pernil, põe toda a marinada e cobre com papel alumínio. Pré- aqueça o forno a 250º por cerca de 15 minutos e a seguir deixe o cordeiro assar por 10 minutos. Em seguida reduza a temperatura a 180 º e deixe assar mais três horas e meia, virando a carne de meia em meia hora e regando com o líquido da marinada. Quando faltar cerca de 50 minutos adicione na assadeira batata portuguesa descascada pra ela cozinhar no líquido. Nessa hora retire o papel alumínio para o assado pegar cor.




Sirva com as batatas e uma salada verde. Escolha as folhas que preferir. Eu particularmente gosto de rúcula, agrião e alface lisa. Sugiro como molho da salada o rivagote. Coloque na saladeira 3 colheres de sopa de azeite extra virgem, duas de vinagre, três de cebola ralada, uma de cebolinha picada, uma de alcaparra picada e sal a gosto. Misture bem e é só servir.



A harmonização foi dupla. Iniciamos com um rose da Villa Francioni, seguramente o melhor rose brasileiro, excelente, seu único defeito é o preço. È feito com uvas Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Malbec e Merlot. Aroma de frutas vermelhas maduras, apresenta acidez adequada ao prato. A seguir utilizamos um Gran Lovara da Miolo. É um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat. É um vinho com aromas de frutas escuras, principalmente de ameixa e baunilha Tem bom corpo e estrutura, com bom frutado, madeira no ponto certo e taninos evoluídos.

Até breve