terça-feira, 27 de julho de 2010
Cozinha de macho III
Iscas de filé
Outro dia, minha irmã me falou que eu só cozinho macarrão. Assim, como já postei duas receitas de massa, resolvi mudar um pouco. Hoje eu vou apresentar iscas de filé ao vinho tinto escoltado por batata assada com alecrim. Essas receitas são muito fáceis de fazer e dá pra tirar a maior onda.
Ingredientes para as iscas de filé:
400 g de filé mignon cortado em iscas
um copo de vinho tinto.
2 colheres (sopa) de champignon fatiado
1 Cebola média em rodelas finas a gosto
1 colher (sopa) de mostarda dijon
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
2 colheres (café) de alho amassado
½ colher de café de pimenta branca
Sal a gosto ou flor de sal
Inicialmente pegue o filé e com uma faca bem afiada, corte em iscas, ou seja, pedaços com cerca de 5 a 7 cm de comprimento e 1 cm de largura. Em seguida tempere-os com uma mistura de sal e pimenta branca. Não é bom salgar muito, por causa da mostarda e qualquer coisa é fácil corrigir ao final.
Deixe por cerca de 15 minutos para o sal e a pimenta entranharem na carne. Coloque as iscas com o azeite ainda frio na panela, em fogo alto, mexendo levemente, até que co-mece a soltar água. Quando a água da carne estiver quase seca, adicione o alho. Conti-nue mexendo e deixe refogar por cerca de 1 minuto. Adicione as rodelas de cebola e o champignon, mexa e deixe refogar por alguns segundos.
Após, acrescente o vinho. Quando levantar fervura, deixe ferver por 2 minutos, e em seguida, adicione a mostarda, misture bem, abaixe o fogo para o médio e deixe ferver destampado por 20 minutos, ou até que forme um molho espesso. Prove e corrija o sal se for necessário
Sirva imediatamente
Batata assada com alecrim:
Ingredientes:
4 batatas lavadas grandes
Sal a gosto
Pimenta do reino branca
Azeite de oliva virgem
Alecrim
Seis dentes de alho com casca
Eu gosto de usar batatas bem grandes. Elas devem ser cortadas em rodelas com cerca de 1 cm de espessura. Em seguida unte uma forma de assar grande com azeite e coloque as rodelas de batata. Polvilhe levemente o sal e a pimenta sobre as batatas e a seguir espalhe as folhas de alecrim. O melhor é utilizar alecrim fresco, se não tiver, aquele de saquinho quebra o galho. Entre as rodelas disponha os dentes de alho. Coloque em forno pré aquecido por 10 minutos a 200º. Após cerca de 20 minutos vire as batatas e deixe por mais 10 a 15 minutos.
Quando retirar do fogo, você tem a opção de pegar os dentes de alho assados fazer um furo neles e em seguida espalhar o creme de alho sobre as batatas. Fica ‘duca’.
A harmonização dessa vez foi fácil. Essa carne delicada com molho picante pede um vinho com acidez e estrutura média com taninos já definidos. Desse modo, optei por um tempranillo espanhol, o Artero 2008, que é um vinho com boa relação custo benefício, e sem ser nenhum graal, acompanhou o prato devidamente. Tem aromas de frutos verme-lhos e algo de compota. Tem pouco corpo, mas com taninos vivos e acidez marcante. Acredito que um Shiraz sem estágio em madeira, um Dão, um Carmenere ou um Merlot também sejam opções satisfatórias.
Neste espaço não há frescura. Pretendemos tão somente comentar e debater receitas e harmonizações. Assim, sintam-se livres para postar e manifestarem sua opinião.
Até a próxima.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComo degustadora número 1 das receitas, tenho que dizer novamente que estava uma delícia!
ResponderExcluirEu gostei do molho, é uma boa desculpa para degustar mais uma garrafa de vinho.
ResponderExcluirO vissual está lindo. Espero ser convidada para degustar.
ResponderExcluirabço
Que fome!!!! Prepara o cardápio pra setembro!!!
ResponderExcluir