segunda-feira, 3 de março de 2014

Streuselkuchen





Na primeira vez que fui para Santa Catarina, há longínquos 18 anos, fui apresentado à famosa "Streuselkuchen", conhecida popularmente como cuca de farofa. De imediato, soube que era um doce não muito fácil de fazer e que era passado de geração em geração. De lá pra cá, sempre que ia à Joinville, sempre tinha a oportunidade de provar este fantástico doce. Ocorre que outro dia vendo o programa Tempero de Família, resolvi copiar a receita e fazer uma cuca para meu amor. Que me perdoem as omas, mas a receita é muito fácil. Ingredientes necessários:
Para a massa:
1 ovo
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
8 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de fermento químico
Para a farofa:
4 maçãs fuji
8 colheres (sopa) de farinha de trigo
8 colheres (sopa) de açúcar
3 a 4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (café) de essência de baunilha
Canela (a gosto)

Modo de preparo:
Em uma vasilha, bata o ovo com todo o açúcar até dar um ponto semelhante ao da gemada. Em seguida, acrescente paulatinamente os demais ingredientes batendo devagar de modo que a massa fique lisa, sem pelotas. Em seguida, prepare a farofa, misturando na mão todos os ingredientes, até ficar com a consistência de farofa propriamente dita.
As maçãs fuji, após retirar as sementes e o cabo, deverão ser cortadas ao meio e em seguida em fatias finas. O ideal é usar uma mandolina, para que as fatias adquiram a mesma espessura.
Unte uma forma com margarina, e em seguida despeje a massa, cubra-a com as fatias de maçã e depois jogue a farofa cobrindo totalmente a massa. Deixe descansar por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 200°C por 15 min. Asse por cerca de 1 hora.

2 comentários:

  1. Fácil pq vc viu no Tempero de Família... Tenta aprender com as omas daqui... hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...as omas que nos perdoem, mas o segredo foi desvendado!!!

    ResponderExcluir